Placas do Caminho
“Achei um exagero instalarem 238 placas ao longo de um trecho de apenas 104 km no Caminho Iniciático de Santiago, em Campo Mourão. Muitas dessas placas provavelmente serão roubadas, vandalizadas ou deterioradas logo.
Estive no Caminho de Santiago de Compostela, na França e Espanha, e lá a sinalização é muito mais simples e eficaz. A maior parte do trajeto é indicada por setas amarelas, pintadas em estradas, cercas, muros, pontes, viadutos, calçadas e outros locais visíveis. Também são usados tótens de pedra, que resistem melhor ao tempo e ao vandalismo.
Dentro de muitas cidades ao longo do Caminho, a sinalização é feita diretamente nas calçadas, com o símbolo da "concha" (o ícone do Caminho de Santiago) estilizado nas calçadas. Esse tipo de sinalização é discreta, duradoura e praticamente permanente.
Também percorri 600 km da Estrada Real, passando por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Lá, a sinalização é feita com marcos estilizados de cimento, que são discretos, duráveis e funcionais”.
O texto acima foi enviado por internauta e não representa, necessariamente, a opinião deste Site.