Ainda não foi desta vez que saiu a primeira vitória de Campo Mourão na nova temporada da Liga Nacional de Futsal. Nesta quarta-feira, derrota para o Tubarão/SC, no Ginasião, por 2 a 1. Agora são duas derrotas e dois empates. Antes do início da partida teve um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da covid-19. Campo Mourão volta a jogar sábado, em Siqueira Campos, pelo Paranaense.
O partido Podemos de Campo Mourão confirmou nesta quarta-feira a indicação do empresário Alcione Jacob de Souza com pré-candidato a a vice-prefeito para dobradinha com o pré-prefeitável Rodrigo Salvadori (PP). Os dois partidos farão convenção no próximo dia 15. Alcione foi secretário de Desenvolvimento Econômico na gestão de Nelson Tureck. Outros partidos, como MDB, PROS e PDT também têm nomes que podem compor a dobradinha.
Onze casos de coronavírus foram confirmados nesta quarta-feira em sete cidades da região. O total desde o início da pandemia foi a 3.481, com 100 mortes. Os novos registros foram em Araruna 1, Campo Mourão 3, Fênix 1, Goioerê 3, Iretama 1, Nova Cantu 1 e Ubiratã 1.
Caminhão "segurando" o trânsito para entrar em uma loja às 10h da manhã em plena av. Irmãos Pereira, em Campo Mourão.
Foto enviada por internauta. Envie a sua também.
E-mail: sidsauer@uol.com.br
Whats App: (44) 9 9969-7037
Facebook: www.facebook.com/BocasantaCM/
...casos de dengue foram confirmados em nove municípios da região no ciclo inicado mês passado. É o que mostra boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado nesta quarta-feira. Roncador, com 12, e Moreira Sales, com 5, lideram na Comcam. Campo Mourão segue com zero.
O Boletim Covid desta quarta-feira mostra desaceleração do coronavírus em Campo Mourão.
Foram confirmados apenas mais três casos e houve sete recuperações.
Os totais foram, respectivamente, a 1.266 e 1.007, com 35 mortes.
Ou seja, há 224 mourãoenses com o vírus no momento.
O número de casos suspeitos também foi reduzido a 51.
.
Ocupação de leitos
A ala covid da Santa Casa está com 26 pessoas internadas. Na UTI são nove, sendo sete pelo SUS (47% de ocupação). Na enfermaria são 17, com 14 em leitos do SUS (56%).
Empresários dos ramos de festas infantis, lanches e hamburguerias entregaram neste quarta-feira documento à prefeitura de Campo Mourão pedindo a flexibilização de restrições impostas pela pandemia. A entrega aconteceu durante reuniu que teve a presença de representantes da Acicam e do prefeito Tauillo Tezelli. Uma reunião extraordinária dos comitês que tratam da pandemia deve ser convocada para analisar as reivindicações.
A Sanepar endureceu as regras do rodízio no fornecinento de água em Goioerê.
O corte agora começa à 0h e vai até às 23h.
Na semana passada o período foi menor, da 6h às 18h.
A medida foi tomada porque na primeira semana, mesmo com rodízio, houve aumento no consumo.
Segundo a Sanepar, a estiagem reduziu a produção dos poços que abastecem a cidade.
.
Como funciona
Goioerê foi dividida em três regiões e uma vez por semana uma dessas regiões tem o fornecimento de água suspenso.
"Perdemos um exemplar homem público, pai, parlamentar e amigo. Edson Battilani sempre será lembrando. O Cidadania23 do Paraná, de luto, se solidariza e presta condolências à família e amigos por esta perda irreparável!"
Rubens Bueno, deputado federal e presidente estadual do CDN
.
"Perdemos nosso companheiro. Uma pessoa íntegra, de valor imenso. Era uma pessaoa especial, um vereador exempelar. Campo Mourão perde muito na área política".
Olivino Custódio, presidente da Câmara
.
"Perdi um amigo e peço a Deus que receba esse nosso amigo e dê a ele o melhor lugar, porque aqui conosco ele foi uma referência do bem".
Douglas Fabrício, deputado estadual
.
"A dor me emudece. Mas não posso deixar de registrar, mesmo que de passagem, a importância de Battilani no nascente projeto de Universidade para a região. Gratidão eterna a esse guerreiro e amoroso companheiro de difíceis, mas sempre compensadoras, saudáveis e enriquecedoras lidas".
Sinclair Pozza Casemiro, ex-diretora da Fecilcam.
A informação é do médico que atende o ex-prefeito de Campo Mourão Nelson Tureck, que está na UTI, em São Paulo, com covid. Confira o comunicado repassado à família nesta quarta-feira:
"A situação está melhorando a cada dia. Temos um longo caminho pela frente, mas hoje vamos tentar diminuir bem a dependência dele pelo respirador e, se possível, vamos tentar tirar o tubo da garganta dele. Parte cardíaca está estável. Continua fazendo diálise. A situação ainda merece muitos cuidados porque o caso continua grave, mas é a mensagem diária que cada dia ele está melhorando um pouquinho mais".
No dia 21 de agosto, dois dias depois de confirmar que estava com covid-19, o vereador Edson Battilani concedeu entrevista, por telefone, à Musical FM. Ele estava em casa e dizia ter sintomas leves. "Estamos confiantes que vamos superar isso sem maiores sofrimentos", frisou.
O que foi dito
"A gente não sabe como é a reação desse vírus. Muita gente sofre, alguns infelizmente perdem a vida. Então, temos que ter a responsabilidade de cuidar de si próprio e também das outras pessoas".
Como o vereador Edson Battilani morreu de covid-19 não é permitida a realização de velório. A família informou que haverá um cortejo fúnebre. Sairá do Parque de Exposições de Campo Mourão, às 15h, seguindo até o Cemitério Parque, no jardim Cidade Nova. Battilani tinha 64 anos e morreu na madrugada desta quarta-feira, no hospital Paraná, em Maringá.
Confira a programação
Local: Parque de Exposições
13h30 - Recepção de coroas de flores (com cavaletes)
15h - Entrada de veículos
15h45 (previsão) – Passagem da funerária dentro do parque.
16h – Saída sentido Cemitério Parque
"Tacaram fogo no Cidade Alta 2, final da rua São José, próximo à Santa Casa. Não bastasse o calor, ar seco, agora fuligem no bairro todo".
Foto enviada por internauta. Envie a sua também.
E-mail: sidsauer@uol.com.br
Whats App: (44) 9 9969-7037
Facebook: www.facebook.com/BocasantaCM/
Uma moradora de Iretama, de 67 aos, foi a 100ª pessoa a morrer de covid-19 na região. Ela tinha outras comorbidades e morreu nesta quarta-feira na Santa Casa de Campo Mourão, onde estava internada havia um mês. Foi quarto óbito de Iretama. Campo Mourão chegou a 35 com a morte do vereador Edson Battilani.
Claudinei Grella é o primeiro suplente do PPS (hoje Cidadania).
Ou seja, ele é quem deve assumir a vaga aberta na Câmara de Campo Mourão com a morte do vereador Edson Battilani.
Grella disputou a eleição de 2016 com o nome "Missionário Claudinei".
Fez 726 votos (em seguida veio a Pastora Jurema, com 712).
Ele faz parte da Renovação Carismática da igreja Católica.
A última (e única) vez que um vereador de Campo Mourão tinha morrido no mandato tinha sido em 1954.
Laurentino Batista Guimarães morreu em 14 de maio de 1954.
Ele era da segunda legislatura, eleito em 1951, com 73 votos.
Morava na comunidade do Pensamento, que hoje pertence a Mamborê.
Com a morte dele, assumiu Napoleão Batista Sobrinho.
.
Com informações do historiador Jair Elias dos Santos Jr
O vereador Edson Battilani, que morreu nesta quarta-feira, disputou a primeira eleição em Campo Mourão em 1988.
Na época fez 447 votos pelo PMDB e não se elegeu.
Foi eleito oito anos depois, pelo PSDB, com 1.875 votos.
Se reelegeu em 2000, 2012 e 2016 pelo PPS (atual Cidadania).
Também foi candidato a deputado estadual em 2002, quando fez 10.192 votos (7.897 em Campo Mourão).
"Perdemos um amigo, um irmão, e a cidade perde uma das pessoas mais apaixonados por ela. Battilani a queria cada vez melhor e sempre trabalhou muito por isso. Campo Mourão era a sua causa".
Tauillo Tezelli (CDN), prefeito de Campo Mourão, em postagem no Facebook sobre a morte do vereador Edson Battilani, na madrugada desta quarta-feira. Tauilo decretou luto oficial de três dias no município.