O prefeito de Iretama, Wilson Bratac, assinou mais um decreto neste domingo com medidas de enfrentamento ao covid-19. Agora foi para fechar da prefeitura por dois dias. Segunda e terça-feira não tem nem expediente interno. O prazo pode ser prorrogado. Na sexta-feira um decreto já tinha determinado o fechamento do comércio e de igrejas por quatro dias. As medidas foram tomadas após a confirmação de novos casos de coronavírus no município.
Teve manifestação em Campo Mourão neste domingo à tarde. Foi na rua Brasil, em frente à prefeitura. O evento foi chamado de "antirracista e antifascista". "Vidas negras importam e vidas indígenas importam", dizia a divulgação em redes sociais. Os participantes usaram máscaras e mantiveram o distanciamento. O vereador Professor Cícero foi um dos presentes, com direito a discurso.
Além de Campo Mourão, boletim da Secreraria de Estado da Saúde deste domingo também cita novos caso de coronavírus em mais quatro cidades da região. Uma delas é Rancho Alegre do Oeste, com o primeiro caso do municipio. As outras são Juranda (2), Campina da Lagoa e Terra Boa. Apesar de a prefeitura contestar, o boletim estadual mantém um caso de Barbosa Ferraz.
Mais dois casos de coronavírus foram confirmados neste domingo em Campo Mourão. Agora são 61 desde o inicio da pandemia. Foram oito casos um uma semana, contra 12 no mês passado inteiro. O número de internados na UTI não mudou, com seis leitos ocupados - dois de Campo Mourão e quatro da região. Na enfermaria os pacientes diminuíram de oito para seis.
O clic à esquerda é de Rancho Alegre do Oeste, onde a prefeita Suely Pereira e equipe foram conferir a pintura de faixas nos quebra-molas feitos pela cidade nos últimos dias. À direita, os Beatleas atravessando a Abbey Road, na faixa, em capa de disco superfamosa. Ah, pensa que só Liverpool tem faixa pintadinha, é?...
a) Rede de galeria em rua que vai ganhar asfalto.
b) Galeria de rede de esgoto.
c) Ampliação de cemitério.
Resposta: Acertou quem foi de opção C. A prefeitura de Janiópolis está investindo R$ 250 mil para ampliar o Cemitério Municipal A obra é urgente porque o cemitério está superlotado. A primeira etapa, com muros e galerias, foi concluída. A segunda começa este mês, com construção de asfalto e meio-fio. Depois ainda vem a terceira, com capela, ossário e banheiros, entre outros.
O ex-prefeito Nelson Tureck conta que vem se mantendo em casa por conta do coronavírus. Até por pressão familiar, já que ele é do grupo de risco. Assim, pré-campanha só pela redes sociais, onde diz que o Podemos de Campo Mourão terá chapa forte de candidatos a vereador. Numa das raras saídas, na sexta-feira, Tureck foi visto "diferente", de barba. Deuzolivre!...
A não ser que projetos polêmicos sejam incluídos nesta segunda-feira, a Câmara de Campo Mourão terá sessões tranquilas segunda e terça-feira (19h). O roteiro prévio, divulgado na sexta-feira, tem apenas dois projetos de lei para votação, ambos do vereador Sidnei Jardim. Um deles cria o Fundo Emergencial de Combate ao Covid-19. A pauta tem ainda três requerimentos, mais de 100 indicações e, acredite, nenhuma proposta de homenagem.
Em tempo: As sessões continuam por videoconferência e o público pode assistir pelo Youtube.