A partir desta segunda-feira, pacientes de Nova Cantu com covid em menor gravidade serão atendidos na escola municipal Castro Alves. A nova ala visa facilitar a vida de pacientes que estão se recuperando em casa. A escola foi higienizada neste domingo. Até o prefeito Airton Agnolin ajudou. Nova Cantu está com 134 moradores com o vírus ativo.
O prefeito de Roncador, Vivaldo Lessa, assinou novo decreto neste domingo com regras anti-covid.
A novidade é que foram flexibilizados alguns pontos.
O comércio, por exemplo, poderá ser reaberto nesta segunda-feira.
O lockdown ficará valendo só no sábado e domingo.
Antes de assinar o decreto, Lessa esteve reunido com diretores da Aciron.
Campo Mourão teve neste domingo a confirmação de mais 24 casos de covid-19. Também foi confirmada mais um óbito. Agora são 46 neste mês de maio. A taxa de ocupação de leitos ficou em 110% na enfermaria, 133% na UTI SUS e 140% na UTI convênios.
Regional - Mais 83 casos de covid-19 foram confirmados em 12 cidades da região. O total desde o início da pandemia foi a 31.063, com 669 mortes - houve o 22° óbito em Engenheiro Beltrão, o terceiro em Fênix, o 19° em Juranda, o 12° em Nova Cantu, o oitavo em Quinta do Sol, dois em Terra Boa (35) e dois em Ubiratã (52).
Onde? - Boa Esperança 2, Corumbataí do Sul 6, Engenheiro Beltrão 26, Fênix 1, Goioerê 2, Luiziana 9, Mamborê 5, Nova Cantu 12, Peabiru 7. Quarto Centenário 2, Quinta do Sol 2 e Ubiratã 9.
A Santa Casa de Campo Mourão divulgou "Nota oficial" sobre a médica que atende no hospital e que foi flagrada em aglomeração. "Eventos inaprorpiados e desautorizados pelo grave momento que vivemos em relação à covid-19", frisa o texto. "Repudiamos veementemente a conduta", completa. A nota diz que o caso será averiguado, bem como as providências cabíveis (veja acima o texto na íntegra).
"Tem gente do outro lado que quer me matar. E tem gente do nosso lado que quer matar o lado de lá também".
Milton Luiz Alves, prefeito de Campina da Lagoa, sobre as rivalidades políticas que surgem nas eleições municipais. "Temos de acabar com isso, temos de nos unir", completou, em entrevista recente à rádio Mais FM.
A Câmara de Campo Mourão mudou a portaria sobre o período de trabalho em home office.
A alteração está na realização das sessões.
Elas continuarão por videoconferência, mas a palavra livre e a discussão dos requerimentos estão liberadas.
Na última sessão, o presidente Jadir Pepita queria discutir um pedido dele e não pôde devido à portaria anterior.
No mais, foi mantido o trabalho home office por prazo indeterminado.
A fiscalização da prefeitura de Campo Mourão e a Polícia Militar notificaram 36 pessoas no sábado à noite por decumprimento ao lockdown. A maioria por aglomeração. Um bar foi embargado. Já na madrugada de domingo, foi flagrada aglomeração numa casa do jardim Flora com presença de profissionais de saúde, incluindo uma médica.
Na região - O 11° BPM informa que também teve trabalho por aglomerações em cidades da região, como Campina da Lagoa e Altamira do Paraná.
Dos 25 municípios da região, apenas dois tiveram saldo negativo de emprego nos primeiros quatro meses do ano. Foram eles Altamira do Paraná (-5) e Janiópolis (-8). Todos os outros 23 ficaram positivados no período. Campo Mourão lidera, com 888 empregos, seguido de Goioerê (156) e Ubiratã (143).
Morreu neste sábado à noite, aos 49 anos, o vereador de Fênix Sidnei Cândido da Silva, o "Branco" (PSD).
Ele estava internado em Campo Mourão após complicações da covid-19.
Tinha sido eleito com 228 votos.
Foi marcado cortejo fúnebre de despedida às 13h30 deste domingo.
O primeiro suplente do partido é o agricultor Gilson Peabiru.
.
Quarto vereador
Branco foi o quarto vereador da região a morrer de covid. Antes, já tinham morrido Edson Battilani (Campo Mourão), Zezé Planeta (Mamborê) e Wilson Pepino (Iretama).