A Secretaria de Saúde deve dar prioridade na vacinação contra covid aos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional.
O pedido está em indicação do vereador Escrivão Parma.
"Já é lei, mas não está sendo cumprida", frisou.
"Os fisioterapeutas estão no cronograma, mas Campo Mourão ainda não chegou a esse ponto de vacinação", completou.
Parma também pediu prioridade para portadores de síndrome de down.
"Quais os programas direcionados às mulheres estão sendo executados pela prefeitura? E quais que existiam em gestão anterior deixaram de ser realizados?" As perguntas estão em requerimento aprovado nesta segunda-feira pela Câmara de Campo Mourão. A autora, Naiany Salvadori, lamentou o fim da Secretaria da Mulher. "Espero que prefeito explique porque desativou a pasta e suas políticas", frisou.
Ascenção e queda
A Secretaria da Mulher foi criada no primeiro governo do prefeito Nelson Tureck, em 2005, e deu projeção a Regina Dubay, que depois seria vice-prefeita a e prefeita de Campo Mourão. A pasta ficou "deserta" desde que Tauillo Tezelli reassumiu a prefeitura, em 2017.
O vereador Paulo Pilate, de Campo Mourão, usou a "palavra livre" pela primeira vez na sessão desta segunda-feira. E se emocionou ao lembrar a homenagem que a Câmara fez ao filho dele, há quase seis anos. Marcos Vinícius Pilatte virou nome da arena de rodeio do Parque de Exposições, em projeto do então vereador Eraldo Teodoro.
Queda e morte - Marcos Vinícius, de 22 anos, morreu em junho de 2015, quando treinava para o rodeio na Festa do Carneiro no Buraco.
A prática de atividade física em Campo Mourão é essencial em academias e espaços públicos.
Projeto de lei com esse teor foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira em sessão da Câmara.
A proposta da vereadora Naiany Salvadori vai à votação em segundo turno nesta terça.
Durante a discussão da matéria, vereadores criticaram o fato de bares estarem liberados e esportes proibidos.
"É uma discrepância muito grande", destacou Paulo Pilatte.
.
Prova São José
Também foi aprovado o projeto que inclui no calendário de eventos oficias de Campo Mourão a prova rústica São José. O autor é o vereador Tucano. A prova deixou de ser realizada há vários anos.
"Temos hoje uma Secretaria de Obras que está com as máquinas todas antigas, quebrando, vivem mais paradas do que trabalhando".
Jadir Pepita (Cidadania), presidente da Câmara de Campo Mourão, ao apresentar requerimento em que pede ao deputado federal Rubens Bueno que interceda junto ao governo federal para viabilizar máquinas pesadas para o município; na sessão desta segunda-feira.
O boletim desta segunda-feira trouxe mais 31 casos de covid em Campo Mourão. Houve oito recuperações. O número de moradores com o vírus ativo voltou a passar dos 700 (são 719). Os casos suspeitos foram a 115. Na ala covid estão internadas 52 pessoas, sendo 27 na unidade de terapia intensiva. Taxa de ocupação: 89% na enfermaria, 91% na UTI SUS e 50% na UTI convênios.
Regional - Mais 209 casos de covid-19 foram confirmados em 16 cidades da região. O total desde o início da pandemia foi a 22.313, com 478 mortes (houve o 19º óbito em Araruna, o 16º em Barbosa Ferraz e o 19º em Moreira Sales).
Onde? - Araruna 15, Barbosa Ferraz 36, Campina da Lagoa 36, Engenheiro Beltrão 6, Goioerê 17, Janiópolis 1, Juranda 8, Luiziana 5, Moreira Sales 22, Peabiru 5, Quarto Centenário 4, Quinta do Sol 2, Rancho Alegre do Oeste 1, Roncador 15, Terra Boa 24 e Ubiratã 12.
A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira a prorrogação do estado de calamifade pública em 44 municípios.
Quatro deles são da região - Engenheiro Beltrão, Nova Cantu, Quarto Centenário e Quinta do Sol.
O prazo agora vai até 30 de junho.
Tudo por causa da pandemia de covid-19.
Antes já havia passado a prorrogação em 66 cidades, sendo 12 da Comcam.
... assassinatos foram registrados este ano em oito cidades da região. O 17º crime foi em Araruna, onde um homem de 51 anos foi encontrado morto a facadas, na manhã desta segunda-feira, na frente da casa dele. Uma mulher foi presa e teria confessado o homicídio. Foi o segundo homicídio do ano em Araruna.
A prefeitura de Goioerê realizou reunião nesta segunda-feira para debater o aumento de casos de covid-19.
Vários segmentos da sociedade participaram.
Ficaram definidas medidas para um novo decreto.
Entre elas estão a volta da lei seca, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas.
O toque recolher voltará para às 20h, as atividades esportivas serão suspensas e e o acesso às praças públicas restrito.
Situação de terreno na rua Peabiru, em Campo Mourão.
Foto enviada por internauta. Envie a sua também.
E-mail: sidsauer@uol.com.br
Whats App: (44) 9 9969-7037
Facebook: www.facebook.com/BocasantaCM/
A Câmara de Campo Mourão segue se atrapalhando na hora de reivindicar melhorias em rodovias.
Pede para um órgão, mas o responsável é outro.
Desta vez foi em pedido do vereador Tio Leco para reforma da ponte sobre o Rio 119, na Estrada Boiadeira.
O requerimento foi endereçado ao DER, mas a rodovia é federal.
A resposta já veio e apenas sugeriu que a Câmara encaminhe o caso para o Dnit, que é o órgão competente.
Neste sábado, 1 de maio, tem Churrasco do Trabalhador em Campo Mourão e restam pouco convites à venda. Será no sistema drive thru, com retirada no Recanto do Criador (Parque de Exposições), das 10h30 às 14h. Custa R$ 60 e inclui churrasco, arroz, salada, pão de alho, mandioca e linguiça.
... Peabiru!
O município encerrou o segundo semestre do ano passado comprometendo acima de 48,6% da receita corrente líquida com a folha de pagamento. É o que diz alerta publicado nesta segunda-feira pelo Tribunal de Contas do Estado. Apesar do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal ser 54%, o TC entende que já é preciso ficar de olho na situação.