A PEC do voto impresso foi reprovada nesta terça-feira pela Câmara dos Deputados.
Teve 229 votos favoráveis e 218 contra, mas precisava de 308.
Emendas à Constituição precisam de dois terços dos votos.
Na bancada do Paraná o voto impresso venceu por 20 a 7.
O ex-prefeito de Campo Mourão, Rubens Bueno, foi contra.
O vereador Subtenente Macedo, de Campo Mourão, criticou o governo do Paraná na sessão desta terça-feira.
Motivo? Pediu a formação de 120 policiais militares para o 11.o BPM e o Estado respondeu que só pode 40.
"Precisamos de 200 policiais só para suprir a defasagem", destacou.
"Quarenta não atende nem Campo Mourão", completou.
Segundo Macedo, quem vai sofrer as consequências é a população que "paga altos impostos".
.
O que foi dito
"Mesmo com toda adversidade e o descaso do governo do Estado, que não dá aumento efetivo no salário dos policiais militares há 10 anos e sequer deu a correção da inflação nos últimos cinco anos".
Subtenente Macedo, vereador em Campo Mourão, ao enaltecer os 167 anos da PMPR, da qual fez parte por 30 anos.
Vagas na Agência do Trabalhador de Campo Mourão para esta quarta-feira (11/8). Sujeito a alterações no decorrer do dia.
Agende seu horário: www.justica.pr.gov.br/Trabalho
O estado de calamidade pública em Campo Mourão por causa da pandemia vai valer até o fim do ano ano.
O decreto que prorroga o prazo foi publicado nesta terça-feira.
O prazo anterior já tinha vencido em 30 de junho.
O prefeito Tauillo Tezelli alegou que devido à covid as metas fiscais podem ficar "gravemente comprometidas".
O decreto ainda precisa passar pela Assembleia Legislativa.
.
O que foi dito
"...em decorrência das ações emergenciais necessárias para conter a pandemia do Coronavírus, as finanças públicas e as metas fiscais estabelecidas para o segundo semestre do presente exercício poderão restar gravemente comprometidas no Município, assim como as metas de arrecadação de tributos, pela redução da atividade econômica".
Não há no momento nenhum morador de Farol com o vírus ativo da covid-19. O município apareceu "zerado" no boletim desta terça-feira. São 316 casos até agora, com 307 recuperados e 9 óbitos. Corumbataí do Sul também voltou à lista dos "sem vírus ativo". São 429 casos, 421 recuperados e oito mortes. Fênix também zerou a conta. Sao 527 casos, 519 recuperados e 8 mortos. Já Quinta do Sol, que tinha zerado há poucos dias, agora aparece com três casos ativos.
A Secretaria de Saúde de Campo Mourão anunciou que vai vacinar contra covid-19 os moradores com 31 anos de idade. Será nesta quinta-feira, das 8h30 as 16h. Onde? Local de sempre - Casa da Cultura e Unespar. Já a prefeitura de Peabiru segue a mais adiantada da região na faixa etária da vacinação. Para esta quarta-feira já podem ir tomar a vacina os peabiruenses de 18 anos.
Campo Mourão confirmou mais 15 casos de covid-19 nesta terça-feira, com três recuperados. O número de moradores com o vírus ativo subiu para 488. Os suspeitos também subiram de 87 para 136. Não houve mortes. A taxa de ocupação de leitos ficou em 73% na enfermaria, 54% na UTI SUS e 10% na UTI convênios.
Regional - Mais 22 casos de covid-19 foram confirmados em outras 12 cidades da região. O total desde o início da pandemia foi a 42.696, com 998 mortes (houve 69.o óbito em Goioerê e o nono em Rancho Alegre do Oeste).
Onde? - Araruna 2, Campina da Lagoa 3, Engenheiro Beltrão 1, Goioerê 5, Juranda 1, Mamborê 1, Moreira Sales 1, Peabiru 3, Quinta do Sol 2, Rancho Alegre do Oeste 1, Roncador 1 e Terra Boa 1.
Viralizou em Campo Mourão, nesta terça-feira, o vídeo que mostra mulher reclamando, aos gritos, da cobrança da Zona Azul. Ela está na rua Brasil, perto da prefeitura. "Chama a polícia, manda me prender, faz qualquer coisa, mas eu não pago. Isso é um roubo", frisou. "A gente paga tanto imposto na m... dessa cidade e não tem direito nem de deixar o carro aqui?", completou. O agente da Pare Azul coloca a notificação do parabrisa do veículo e se retira do local.
O governo do Paraná lançou nesta terça-feira o programa Pedala Paraná. A fase inicial do projeto prevê 80 ciclorrotas. O Estado instalará placas de sinalização e totens de atendimentos aos ciclistas com bomba de encher pneus, ferramentas para conserto das bicicletas e mapa das rotas. Já existem 48 projetos oficializados, sendo dois na região - Campo Mourão e Campina da Lagoa.
Rua São José, centro, nesta terça-feira. Ainda tem motorista que não sabe que acabou o estacionamendo diagonal em Campo Mourão...
Foto enviada por internauta. Envie a sua também.
E-mail: sidsauer@uol.com.br
Whats App: (44) 9 9969-7037
Facebook: www.facebook.com/BocasantaCM/
Falta só um jogo para Campo Mourão fechar a primeira fase da Liga Nacional de Futsal. Mas não se afobe, não, que nada é pra já. A partida contra Minas, em Belo Horizonte será apenas no dia 10 de outubro. Sim, daqui a dois meses! A liga para durante a Copa do Mundo de Futsal, na Lituânia. Campo Mourão lidera o grupo C.
Estadual rolando
Já o Paranaense aproveita para encerrar nesse período sua primeira fase. Campo Mourão está em sétimo, mas tem quatro partidas para fazer. A primeira será neste domingo (17h) em Francisco Beltrão. Confira:
A 11.a Regional de Saúde vai distribuir 10.591 doses de vacina nesta quarta-feira pela manhã. Tem Astrazeneca, Coronavac e Pfizer. Do total, 4.216 são para a primeira dose, sendo 916 para Campo Mourão (veja os demais municípios da Comcam no quadro acima).
A faculdade Unicampo se mudou para o centro de Campo Mourão. Agora está na rua Edmundo Mercer, 608. No mesmo local também se mudou o Colégio da Vila Militar. A instituição oferece 10 cursos superiores - arquitetura e urbanismo, direito, enfermagem, estética e cosmética, fisioterapia, gestão comercial, gestão de cooperativas, gestão de recursos humanos, psicologia e serviço social.
Que tal doar 1 kg de alimento não perecível e ganhar uma muda de árvore frutífera? É a campanha "Plante Valores - Paraná Mais Verde", que está sendo realizada em Campo Mourão pelo IAT em parceria com a diocese. A campanha segue até sábado. A troca pode ser feita no escritório do IAT, em supermercados e nas paróquias da cidade em horários de missa.
A partir de agora é possível realizar eventos para até 200 pessoas em Campo Mourão.
A liberação está em decreto a ser publicado nesta terça-feira.
Há uma condição: autorização prévia da Ouvidoria Municipal.
O novo decreto também liberou celebrações religiosas com até 50% da capacidade de público.
As demais regras seguem sem alteração, incluindo o toque de recolher da meia-noite às 5h.
Os cliques são desta segunda-feira, quando aconteceu a entrega de novo micro-ônibus para a Secretaria de Saúde de Campo Mourão. Custou R$ 320 mil e veio do governo do Estado com uma mãozinha do deputado Douglas Fabrício. Estão na foto: Douglas, Bina Teixeira, Jadir Pepita, Sérgio Henrique dos Santos, Edilson Martins e Miltinho do Cidade Nova.
O governo do Estado lançou nesta segunda-feira o programa Carretas do Conhecimento. São caminhões equipados que vão percorrer o Paraná com cursos profissionalizantes. De graça. Vai começar em setembro em 36 municipios, sendo três da região - Barbosa Ferraz, Farol e Goioerê. Para Farol vem a carreta de panificação e para as outras cidade a de manutenção de motocicletas.
Um banco da praça central de Campo Mourão foi achado pela fiscalização da prefeitura na garagem de um prédio do calçadão. Teria sido levado ao local por um rapaz para ser usado durante um churrasco. Diante do flagrante, dois amigos dele devolverm o banco ao se devido lugar.
O presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, esteve em Campo Mourão nesta segunda-feira.
Veio para a inauguração da Caixa Agro.
É a terceira agência do banco na cidade, esta voltada para o agronegócio.
Fica na rua Santa Catarina, onde já foi a Agência do Trabalhador.
A unidade está a menos de 200 metros da agência do Banco do Brasil que foi fechada este ano.
O vereador Aparecido da Silva, o "Pequeno", de Terra Boa, pediu desculpas aos médico Tadeu Matsunaga.
"Gostaria de me retratar pelos excessos e eventuais constrangimentos", frisou na sessão desta segunda-feira.
A retratação foi por causa de discussão com o médico dentro de posto de saúde, acusando-o de demora no atendimento.
Pequeno também se desculpou com funcionários da unidade de saúde.
A discussão tinha levado Matsunaga a registrar B.O. contra o vereador na delegacia da cidade.