A Santa Casa de Campo Mourão vai fazer uma mobilização junto à comunidade em busca de recursos emergenciais.
O foco será a ameaça de fechamento da maternidade e da UTI neonatal.
A mobilização vai incluir uma cobrança às prefeituras da região.
O pedido será de R$ 2,50 por habitante.
As medidas foram aprovadas em assembleia realizada nesta quinta-feira à noite.
A médica Débora Poliana Silva, responsável técnica da UTI neonatal, participou nesta quinta-feira da assembleia da Santa Casa de Campo Mourão.
Disse que ela e outros médicos já entregaram a carta de desligamento e vão deixar o hospital no próximo dia 28.
"Para nós não dá mais. Estamos pagando para trabalhar", frisou.
Segundo a intensivista, há médicos sem receber há oito meses (no caso dela são três meses).
A UTI, que está hoje com 10 crianças internadas, pode fechar.
Aconteceu nesta quinta-feira à noite, no Parque de Exposições de Goioerê, a solenidade oficial de abertura da 35ª Expogoio. Três prefeitos estiveram presentes. Além do anfitrião Betinho Lima, estavam por lá Akio Abe (Quarto Centenário) e Ismael Dezanoski (Janiópolis). O deputado estadual Marcel Micheletto também participou. A Expogoio, que marca os 68 anos do município, segue até segunda-feira.
O clic é desta quinta-feira, na solenidade que comemorou, em Campo Mourão, os 169 anos da Polícia Militar do Paraná. O comandante do 11.o BPM, major Willian Silveira, comandou os trabalhos. O prefeito Tauillo Tezelli e o presidente da Câmara, Edilson Martins, prestigiaram o evento.
A prefeita de Astorga, Suzie Pucillo, visitou prefeitos da região esta semana. Pelo menos três fizeram postagens a respeito - José Etevaldo Banco (Altamira do Paraná), Airton Agnolin (Nova Cantu) e Milton Luiz Alves (Campina da Lagoa). Ela é presidente do Consórcio Intermunicipal de inovação e Desenvolvimento do Paraná (Cindepar) e veio falar a respeito. No caso de Nova Cantu foi anuncida a liberação de obras numa estrada.
O promotor Marcos Porto Soares e equipe da 3ª Promotoria, responsável pela defesa do consumidor na comarca, estiveram nesta quinta-feira no Procon de Campo Mourão. Um dos objetivos foi o início de uma parceria para aplicação efetiva da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no município. A ideia é trabalhar em conjunto para proteger os dados sensíveis dos consumidores.
Três secretários de Estados cumprem agenda nesta sexta-feira em Goioerê.
Começa às 11h30, na Casa do Criador, com Norberto Ortigara (Agricultura) e Sandro Alex (Infraestrutura).
Ortigara será palestrante em evento da Sociedade Rural que faz parte da programação da Expogoio.
Às 19h será a vez de Beto Preto (Saúde) ir ao Parque de Exposições.
Ele irá assinar convênio no estande da prefeitura.
O secretário de Estado Márcio Nunes (Turismo) esteve esta semana em Brasília com o novo ministro do Turismo, Celso Sabino. O deputado federal Geraldo Mendes acompanhou. Já ficou agendado uma visita de Sabino ao Paraná. Será dia 11 de setembro, em São José dos Pinhais e Ponta Grossa.
O que foi dito
"O ministro vai levar boas notícias, principalmente através do Fungetur, que é a liberação de recursos para vários empreendimentos no Paraná".
Marcio Nunes, secretário do Turismo do Paraná.
Terra Boa - A prefeitura anunciou processo seletivo simplificado para os cargos de enfermeiro e fisioterapeuta. As inscrições ficarão abertas de 17 a 23 deste mês, no Departamento de Recursos Humanos.
Luiziana - O Tribunal de Contas do Estado aprovou as contas de 2022 da Previdência Sociaial dos Servidores Pùblicos. A responsável era Daiany da Silva Oliveira. O parecer saiu nesta quinta-feira.
Peabiru - Cerca de mil peixes foram soltos esta semana no Ribeirão Lagoa, dentro do projeto Defensores da Sustentabilidade. Alunos da escola Princesa Isabel participaram. O prefeito Júlio Frare também.
E que tal instituir em Campo Mourão uma política de inclusão no mercado de trabalho de mulheres vítimas de violência doméstica?
Essa é a proposta de projeto de lei apresentado pelo vereador Escrivão Parma.
O texto prevê prioridade para elas em campanhas que visem a inserção no mercado de trabalho.
"Estamos garantindo que essas mulheres tenham a chance de conquistar sua independência financeira", explica o vereador.
Segundo ele, o projeto também contribui para a redução da violência de gênero.
.
O que foi dito
"Ao obter um emprego e uma fonte de renda estável, elas podem se tornar menos dependentes de seus agressores e ter mais opções e oportunidades para reconstruir suas vidas".
Escrivão Parma, na justificativa do projeto de lei.
Dia triste para o Paraná
"A Copel,empresa mais lucrativa do Estado, campeã diversas vezes na última década entre as melhores empresas de energia nos índices de qualidade, foi privatizada.
"O governador antes da eleição disse que ela era o orgulho do Paraná, patrimônio nosso. Após a eleição fez um projeto na surdina, inclusive com apoio de deputados de Campo Mourão. Não discutiram na Assembleia, fizeram uma votação de urgência.
"Uma empresa lucrativa para o tesouro estadual, com monopólio natural, que estava na frente de várias empresas privadas merecia um tratamento melhor e mais respeitoso!
"Tive a honra de fazer parte deste quadro e sei da qualidade do copeliano e da cultura desta empresa! Dia triste.
O texto acima foi enviado por internauta e não representa, necessariamente, a opinião deste Site.
"Fiz o convite se ele não gostaria de ser prefeito de Campo Mourão (...) Ele falou que ia pensar, mas eu notei um certo interesse, sim".
Tauillo Tezelli (Cidadania), prefeito de Campo Mourão, sobre o convite que fez para o deputado Douglas Fabrício disputar a prefeitura; em entrevista à rádio Terra FM, nesta quinta-feira.
O 11° BPM de Campo Mourão realizou solenidade nesta quinta-feira, no auditório do Integrado, para comemorar os 169 anos da Polícia Militar do Paraná. Houve homenanges a 22 policiais. Entre os presentes, o prefeito Tauillo Tezelli, o presidente da Comcam, Xandão Donato (Corumbataí do Sul), o deputado Douglas Fabricio e seis vereadores de Campo Mourão. Uma das homenagens entregues, aliás, foi voto de louvor aprovado pela Câmara.
Lembra que diretores do Campo Mourão Futsal estiveram reunidos com o prefeito Tauillo Tezelli? Conversa vai, conversa vem, mostraram a ele o projeto de uma arena esportiva. Trabalho feito pelo cursos de engenharia e arquitetura do Integrado. O prefeito ficou de analisar o projeto com a equipe técnica da prefeitura e tentar captar recursos para a execução da obra.
A nova diretoria da Santa Casa de Campo Mourão marcou a primeira assembleia geral extraordinária.
Será nesta quinta-feira, às 18h30.
Um dos assuntos em pauta são as primeiras medidas e ações da gestão que assumiu no mês passado.
Outro é a apresentação da situação da maternidade, com discussão e votação de ações a serem tomadas a respeito.
A nova presidente da Santa Casa é Mariceli Bronoski.
Duas estreias acontecem nesta quinta-feira no Cinemaxs, em Campo Mourão. Uma delas é a animação "Gatos no Museu", com sessão às 18h15 (sábado e domingo também às 16h15). A outra é "Megatubarão 2", às 21h45. Seguem em cartaz "Barbie", às 19h (sábado e domingo também às 16h), e "Oppenheimer", às 21h.