Há exatos 50 anos, o Paraná amanhecia coberto pela chamada “geada negra”, um fenômeno climático devastador que atingiu em cheio os cafezais do estado, incluindo as regiões de Campo Mourão e Peabiru. O governador Jayme Canet Júnior esteve em Campo Mourão no dia seguinte da ocorrência do fenômeno, onde foi recebido pelo então prefeito Renato Fernandes Silva e pelo presidente da Câmara, Francisco Irineu Brzezinski.
O que foi dito
“Campo Mourão, naquela época, era uma das maiores regiões produtoras de café do Paraná. A geada negra foi um divisor de águas não apenas para a economia local, mas também para a paisagem e a identidade da cidade”.
Jair Elias dos Santos Jr, historiador.
Ubiratã – O Tribunal de Contas do Estado aprovou as contas de 2024 da Câmara Municipal. O presidente era Rogério Gomes da Silva. A decisão não trouxe ressalvas nem recomendações.
Campo Mourão - As contas de 2024 da Previscam foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. A responsável era Silvane Bottega. O parecer foi publicado nesta quarta-feira.
Janiópolis – A prefeitura abriu inscrições para PSS com vagas para farmacêutico, veterinário e motorista (4). As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30 diretamente na prefeitura.
O Museu Municipal de Campo Mourão vai realizar encontro de colecionadores.
Será no próximo dia 27 (domingo).
O objetivo é reunir apreciadores de discos de vinil, moedas e cédulas antigas.
As inscrições para expositores e novos participantes vão até o dia 22.
Onde se inscrever? E-mail museumunicipal@fundacam.com.br.
Concursos públicos da prefeitura de Campo Mourão poderão exigir avaliação psicológica como etapa eliminatória.
Esse é o teor de projeto de lei protocolado na Câmara.
A iniciativa é do vereador Sidnei Jardim.
A exigência seria aplicada especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
A obrigação também é prevista na contratação de mão-de-obra terceirizada.
.
O que foi dito
“Cargos como professores, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, atendentes e outros que atuam diretamente com a população exigem, além de competências técnicas, habilidades emocionais e comportamentais adequadas”.
Sidnei Jardim, na mensagem justificativa do projeto.
O prefeito Douglas Fabrício (Campo Mourão) visitou nesta terça-feira as obras do Condomínio do Idoso, no Residencial Bronzel 2. O empreendimento está em fase de conclusão e deve ser inaugurado este ano. São 40 casas populares de 43,81m², todas adaptadas para pessoas idosas e com deficiência. Nos espaços coletivos estão ambulatório, praça de convivência, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e quiosques de jogos.
Os cliques são de Curitiba, onde o prefeito de Luiziana, Edson Liss, se reuniu com o secretário de Estado Guto Silva (Cidades). Tudo acompanhado pelo deputado Soldado Adriano José. No encontro foi anunciada a liberação de R$ 6,5 milhões para revitalização da PR-553, do entreposto da Coamo até a entrada da cidade.
O Diap divulgou a edição 2025 dos “Cabeças do Congresso Nacional”.
Dos 100 deputados e senadores, seis são do Paraná.
Entre eles, estão Ricardo Barros (PP) e Zeca Dirceu (PT), que têm atuação na região de Campo Mourão.
O Diap também listou 50 parlamentas em “ascensão”, sendo que seis são paranaenses.
O ex-governador Beto Richa, Luísa Canziani e Sérgio Souza estão nesta lista.
Bueiro aberto na praça Getúlio Vargas, em Campo Mourão.
Foto enviada por internauta. Envie a sua também.
E-mail: sidsauer@uol.com.br
Whats App: (44) 9 9969-7037