
Foi inaugurado nesta sexta-feira, em Campo Mourão, a praça de alimentação da Praça do Fórum. São três unidades interligadas, entre elas sanitários públicos. A construção foi terceirizada pela prefeitura, com concessão de 10 anos. A exploração comercial do local não terá cobrança de mensalidade, mas o concessionário precisa disponibilizar sanitários públicos, com a manutenção, limpeza e conservação.
O que do dito
“Este empreendimento é prova viva de que as verdadeiras histórias nunca se encerram, elas ganham novos começos”.
Douglas Fabricio, prefeito de Campo Mourão, ao participar da inauguração.

Por que as obras da Delegacia Cidadã de Campo Mourão ainda não foram iniciadas?
Basicamente é isso que a Câmara de Vereadores quer saber.
Uma série de questionamentos foi feita em três requerimentos aprovados esta semana.
A iniciativa partiu do vereador Escrivão Parma.
Os documentos são endereçados ao governador Ratinho Jr e aos secretários Hudson Leôncio (Segurança Pública) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística).
.
O que foi dito
“O objetivo é obter esclarecimentos oficiais sobre o andamento e o futuro da demanda para a segurança pública de Campo Mourão e de toda a região”.
Escrivão Parma, vereador.

A sede da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, em Palotina, foi palco do lançamento oficial do Food Valley Paraná, o primeiro hub de inovação tecnológica dedicado ao agronegócio e ao cooperativismo no Estado. O evento, realizado nesta sexta-feira, integra a programação do 1º Encontro de Lideranças e Gestores do Agro.
Independência - A proposta é transformar o Paraná em um laboratório vivo de inovação, com tecnologias adaptadas às condições locais de solo e clima, um passo essencial para reduzir a dependência de sistemas e equipamentos importados e fortalecer a inteligência tecnológica produzida no Estado.
O que foi dito
“O Food Valley conecta universidades, cooperativas e produtores em torno do propósito de gerar conhecimento e oferecer tecnologia aplicada à realidade do campo”.
Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP.

Entre os premiados este ano pelo Programa Agrinho, uma professora de Terra Boa mereceu destaque em publicação do Sistema Faep. Fernanda Juliana Pinchel foi premiada em 1999, como aluna da 4ª serie. Ela tinha 10 anos e ganhou um aparelho de som pelo 3º lugar estadual na redação. Agora, 26 anos depois, foi premiada ao lado do aluno Gustavo Simão Bernardo, do colégio estadual Helena Kolody, também em Terra Boa, que conquistou o 1º lugar na categoria Redação Paraná.
Veja na íntegra
A Biblioteca Municipal de Campo Mourão definiu a programação da 4ª Festa Literária. Será de 4 a 9 de novembro com palestras, oficinas, bate-papos, contação de histórias, lançamentos de livros e mesa-redonda, entre outras atrações.
Confira a programação

Das 391 etnias indígenas que existem no Brasil, 11 têm moradores em Campo Mourão.
A informação está em dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE.
Na região, há etnias indígenas em outras 12 cidades.
Ubiratã conta com seis, Goioerê, cinco e, nos demais 10 municípios, o IBGE registrou uma etnia em cada um.
Em Campo Mourão são 131 moradores indígenas, que falam cinco línguas diferentes.
“Não concordo com agressões. Sou a favor do diálogo, do respeito e que as pessoas conversem”.
Júnior Garbim, prefeito de Engenheiro Beltrão, ao anunciar o “afastamento imediato” do funcionário responsável pelo transporte da Saúde municipal, após ter agredido um funcionário da Santa Casa da cidade; em vídeo postado em redes sociais, nesta quinta-feira à noite.
O Festival de Teatro de Campo Mourão segue nesta sexta-feira (20h) com a mostra oficial. A atração da noite no Teatro Municipal é o espetáculo “A Cerca”, do Centro Experimental de Teatro e Artes, de Nova Iguaçu/RJ. A classificação indicativa é para 16 anos. A mostra oficial segue até sábado, com entrada franca.
Sinopse
Ao redor do mundo, cercas reais ou imaginárias separam povos da miséria extrema de uma vida digna. “A Cerca” conta, com muita sutileza e poesia, a vida cheia de perdas, conquistas, percalços e resiliência desse casal: Graft e Karls. A história faz um paradoxo com as grandes diásporas e perseguições na humanidade e demonstram essa nossa capacidade de seguir em frente na construção de nossas existências superando as questões objetivas que impedem tal realização.