Foi publicado nesta quarta-feira o decreto de situação de emergência em Campo Mourão.
A princípio se falou em decretar estado de calamiidade, mas foi mudado após uma melhor avaliação.
O decreto diz que o vendaval de segunda-feira derrubou cerca de 150 árvores e atingiu 48 famílias.
Também frisa que o Paço Municipal foi "brutalmente atingido com pedaços de eternit".
"O Cemitério Municipal foi integralmente danificado pelo desastre, especialmente a sua Capela Mortuária", destaca outro trecho.
Os servidores da Câmara de Campo Mourão que trabalham no segundo piso vão ficar no sistema home office por tempo indeterminado.
A decisão saiu em resolução da mesa diretora publicada nesta quarta-feirra.
Motivo? Estragos no telhado causados pelo temporal de segunda-feira.
Segundo a publicação, houve "danos à cobertura de policarbonato" e o "acesso ao segundo piso encontra-se temporariamente restrito".
O piso interditado é onde ficam os gabinetes dos vereadores.
Foi adiada de novo a realização da Caminhada Internacional na Natureza em Janiópolis. O Circuito das Corredeiras seria inicialmente em 29 de outubro, passou para 5 de novembro e agora ficou para 10 de dezembro. Tudo mudado por causa das chuvas. Assim, a caminhada janiopolense vai encerrar o evento na região este ano. Antes, estão agendadas outros quatro circuitos. Confira:
Dia 12 - Iretama
Dia 19 - Quinta do Sol
Dia 26 - Luiziana
Dia 3/12 - Goioerê
Dia 10/12 - Janiópolis
O temporal que atingiu Campo Mourão na segunda-feira destruiu muita coisa e deixou muita sujeita pela cidade. Na prefeitura, forças-tarefas foram montadas para colocar tudo em ordem o mais rapidamente possível. Na praça Gelúlio Vargas até o Papai Noel foi visto ajundando na limpeza. Ah, sabe como é que é, o Natal está chegando e a praça precisa ficar "nos trinques"...
Nos dias 1 e 3 de novembro, a rádio de Campina da Lagoa está dispensada de retransmitir o programa "A Voz do Brasil".
A dispensa está prevista em portaria do Ministério das Comunicações assinada no último dia 27.
Motivo? A transmissão da Expocal 2023, que comemora o aniversário do município.
A festa vai de 1 a 4, mas nos dias 2 (feriado) e 4 (sábado) já não haveria o programa obrigatório do governo federal.
A única emissora de rádio de Campina da Lagoa é a Mais FM.
Às véspera do Dia de Finados, o Museu Municipal de Campo Mourão recebeu uma doação inusitada. Mais de 700 "santinhos de missa de sétimo" dia foram doados por Silvio César Walter. Entre eles, nomes conhecidos, como o ex-prefeito Horácio Amaral, o pioneiro Belin Carolo e o primeiro presidente da Coamo, Fioravante João Ferri. O santinho mais antigo é da família Paula Xavier, dos anos de 1930.
.
O que foi dito
"Me sinto com o dever cumprido, pois resgatei lembranças históricas que poderiam ser perdidas com o tempo. A história de muitas pessoas está sendo revivida agora, com o registro delas no Museu Municipal".
Silvio Cézar Walter, ao repassar a coletânea ao coordenador do Museu, Jair Elias dos Santos Jr.
A Sanepar está operando com capacidade reduzida o sistema produtor de água do Rio do Campo, em Campo Mourão.
Nesta quarta-feira, ainda há muita sujeira e lama no ponto de captação, tornando lento o processo de tratamento da água.
A expectativa é que o rio baixe e seja possível limpar o ponto de entrada de água melhorando a perfórmance da unidade.
Retomando a produção com capacidade total até o fim da tarde, a distribuição de água deve se normalizar entre a noite de quarta e a madrugada desta quinta-feira.
"A população precisa economizar água para colaborar com a total recuperação do sistema", alerta a Sanepar.
.
Caminhões-pipa
Em Altamira do Paraná, o problema também persiste, devido ao alagamento do poço e da casa de bombas pelas águas do Rio Cantu. Caminhões-pipa auxiliam no abastecimento, mas ainda não há previsão de normalização.
Na av. Manoel Mendes de Camargo, centro de Campo Mourão, moto estaciona no lugar de carro e carro estaciona em lugar de pedestre.
Foto enviada por internauta. Envie a sua também.
E-mail: sidsauer@uol.com.br
Whats App: (44) 9 9969-7037
Facebook: www.facebook.com/BocasantaCM/
Saiu o Índice Firjan de Gestão Fiscal 2023, feito com base nos números de 2022.
Dos quatro itens avaliados, Campo Mourão foi muito bem em três.
Chegou a tirar nota máxima (1,0) em "Autonomia" e "Liquidez".
Também ficou com excelência em "Gasto com pessoal" (0,8971).
O que derrubou a média do município foram os "investimentos" (0,2707), classificados pelo IFGM como "críticos".
.
135° lugar no Paraná
O Índice Firjan de Gestão Municipal definiu Campo Mourão como "boa gestão" (média 07920). A cidade ficou na posição 135 entre os 399 municípios do Paraná. No ranking nacional a posição foi a 1.214ª.
Gráfico da Firjan mostra a evolução de Campo Mourão nos últimos 10 anos do IFGM. O município vinha com avaliação de "boa gestão" até 2014, caiu para "dificuldade" em 2015 e chegou a "crítica" em 2016. Melhorou nos dois anos seguintes, mas voltou à situação "crítica" em 2019. De 2020 para cá, no entanto, são três anos seguidos de "boa gestão" e as melhores médias do período.
Goioerê - A CEI da Santa Casa ouviu o primeiro depoimento nesta terça-ferça-feia - o ex-provedor Evaldo Kovalski. O vereador Ricardo Martins entrou na comissão no lugar do Professor Paraíba, que pediu para sair.
Juranda - A prefeita Leila Amadei usou as redes sociais para anunciar os shows de aniversário da cidade. No dia 14 de dezembro se apresenta Luan Pereira e, no dia 15, a dupla Barreto & Campo Grande.
Engenheiro Beltrão - O Tribunal de Contas do Estado multou o ex-prefeito Rogério Rigueti por manter auxiliar de serviços gerais sem concurso. A denúncia foi feita pela Vara do Trabalho de Campo Mourão.
Lembra daquela previsão de tempo que chuva todo dia em Campo Mourão até o próximo dia 8? Mudou. O Simepar agora até prevê um pouquinho de chuva nesta quarta (3,3 mm) e quinta (1,6 mm) e bastante na sexta-feira (58 mm), mas para por aí. Assim, o sol toma conta a partir de sábado, dia 4.
A Câmara de Engenheiro Beltrão publicou nesta quarta-feira a suspensão por 90 dias do vereador Valdir Americano.
A decisão foi da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
Motivo? "Em razão de ter incorrido em procedimento incompatírvel com o decoro parlamentar"
Americano já estava licenciado do legislativo desde julho, quando chegou a ser preso em operação do Gaeco.
Segundo o MP, ele se envolveu com quadrilha que apresentava ações contra víitimas forjadas de empréstimos consignados.
A prefeitura de Campo Mourão confirmou nesta quarta-feira que será, sim, liberada a visitação no Dia de Finados no Cemitério Muniicpal São Judas Tadeu. Mas recomenda atenção ao circular pelo local, já que o temporal de segunda-feira derrubou muitas árvores, quebrou vários túmulos e não houve tempo suficiente para arrumar tudo.
O que foi dito
“Nosso cemitério é muito grande e em tão pouco tempo não é possível deixar nas condições ideais, por isso pedimos a compreensão e colaboração dos visitantes”.
Franco Sanches, ssecretário municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal.