A Coamo realizou nesta quarta-feira, o 1º Encontro de Cooperados em Dourados/MS. O evento marcou a inauguração da Fazenda Experimental da cooperativa no Mato Grosso do Sul. Fica ao lada da indústria de óleo de soja que a Coamo mantém em Dourados.
O que foi dito
“Fazemos aqui a experimentação de todas as novas tecnologias e as quais passam por protocolos rigorosos para serem aprovadas”.
Airton Galinari, presidente executivo da Coamo, sobre a nova Fazenda Experimental.
Foto: Dourados News
O Ministério Público de Goioerê ajuizou ação para impedir que o Ceebja Maria Antonieta Scarpari seja fechado.
A instituição oferta ensino fundamental e ensino médio, com especificidade e flexibilidade curricular.
Segundo o MP, o fechamento não atende o interesse da comunidade e será um retrocesso social.
A princípio, a unidade deixará de funcionar por ociosidade.
Para a promotoria, as alternativas oferecidas pelo Estado para o ensino de jovens e adultos não se mostram tão eficientes e atrativas
A Faculdade Unicampo, de Campo Mourão, realizou esta semana a Mostra do Projeto Unificado, que mobilizou alunos, professores e equipes de apoio de todos os cursos oferecidos pela instituição. A ação se constitui em processo de ensino-aprendizagem que tem como finalidade trabalhar a interdisciplinaridade e atendimento à comunidade externa.
Ano todo - O Projeto Unificado é desenvolvido ao longo de todo o ano letivo e a mostra teve o objetivo de apresentar o resultado alcançado com as ações colocadas em prática pelos alunos durante o segundo semestre.”.
Tem impostos municipais de 2023 sem pagar em Campo Mourão?
Então, atenção para os prazos deste fim de ano, pois o atendimento presencial na prefeitura vai só até o dia 22.
Depois tem a opção do autoatendimento, pela internet.
Neste caso, a data limite é o dia 27, com o boleto podendo ser pago na rede bancária até o dia 28.
O IPTU, por exemplo, que não for pago, será inscrito em dívida ativa e a multa passa de 10% para 20%, além de correção.
.
O que foi dito
“O tributo inscrito em dívida ativa passa para uma categoria de cobrança mais rigorosa, onde fica sujeito a protesto e execução fiscal”.
Aldecir Roberto da Silva, secretário de Finanças e Orçamento.
Não existe mais possibilidade do comércio de Campo Mourão funcionar no domingo, véspera do Natal.
Ou seja, as compra de Natal terão de serem feitas até às 17h do sábado, 23.
As lojas vão abrir no domingo, dia 17, das 14h às 20h.
Também funcionarão nos sábados, dias 9 e 16, até às 17h.
O funcionamento no meio da semana até às 22h começa na próxima segunda-feira, dia 11.
O chafariz da praça Getúlio Vargas, em Campo Mourão, está voltando a ter as cores originais. A recuperação foi possível através de pesquisa realizada no Museu Municipal. Levantamento fotográfico descobriu que desde a sua construção, em 1958, até o ano de 2004, o chafariz manteve as cores que agora estão sendo recuperadas. A obras, de 65 anos, foi construída na gestão do prefeito Roberto Brzezinski.
O que foi dito
“Campo Mourão comemorou 76 anos e o chafariz faz parte desta história. Entendemos a importância dele neste contexto ao recuperar sua pintura original”.
Roberto Cardoso, presidente da Fundação Cultural.
A prefeitura de Juranda decretou situação de emergência por 120 dias por causa do excesso de chuva no segundo semestre.
O texto assinado pela prefeita Leila Amadei foi publicado nesta quarta-feira.
Segundo a publicação, apenas em outubro choveu 466,2 milímetros no município.
O decreto cita que o maior problema está na manutenção das estradas rurais.
A chuva acima da média causou erosões e danos em pontes e bueiros, gerando transtornos para a população.
A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta terça-feira reunião do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial para a entrega de menções honrosas confeccionadas pelo Poder Legislativo celebrando o trabalho de personalidades negras de relevância no Estado.
A solenidade é alusiva ao Dia Estadual da Consciência Negra. A proposição partiu do deputado Anibelli Neto. Mais de 50 pessoas foram agraciadas com o diploma. Entre elas, o ex-vereador Luizinho Tavares Rosa, de Engenheiro Beltrão. José Maurino de Olibeira, de Campo Mourão, participou do evento representando a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Paço Municipal
“O vetusto, acanhado e pequeno prédio do Paço Municipal mourãoense, entendemos que pode ter outra serventia, face o tombamento deste. Que se construa em outro local mais espaçoso, um novo Paço Municipal, moderno, amplo, funcional e com maior espaço no entorno”.
Legislativo estranho
“Um legislativo que coloca o museu como centro de homenagens e não como centro de preservação de memórias (mesmo as indesejadas por alguns), que interfere no que os professores podem ou não ensinar. Um legislativo que chega ao cúmulo de se preocupar com banheiros alheios.
“As repúblicas fundamentalistas devem estar com inveja. Não digo que esse legislativo seja o pior da história, mas que é o mais estranho dos últimos 50 anos não resta dúvida”.
Os textos acima foram enviados por internautas e não representam, necessariamente, a opinião deste Site.
A árbitra Edina Alves Batista, de Goioerê, foi tema de reportagem do programa Globo Esporte. Motivo? Uma moradora de Guarulhos, que é fã dela. Convenhamos, ser fã de árbitro não é lá muito comum. O repórter Renato Peters contou a história da Júlia, que tem paralisia cerebral, e promoveu um emocionante encontro dela com a Édina.
Veja na íntegra
Ginásio do Lar Paraná lotado na terça-feira à noite para a apresentação do espetáculo “Um presente paro o Noel”, do projeto Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal. O evento incluiu a chega do Papai Noel. Nesta quarta-feira (20h) o mesmo espetáculo para o colégio Darci Costa, no jardim Tropical. Tudo viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e seus patrocinadores. No próximo domingo (20h) acontece o Cortejo Natalino na av. Irmãos Pereira.
Cerca de 150 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, participaram no fim de semana do festival de fim de ano das escolinhas do Campo Mourão Futsal. O evento aconteceu no ginásio do Lar Paraná, onde foi disputado um minitorneio de futsal e feita distribuição de algodão doce, pipoca e sorvete. O prefeito Tauillo Tezelli prestigiou o festival.
O que foi dito
“Tivemos a participação dos nossos cinco polos onde são realizadas as atividades durante a semana, um no centro da cidade e quatro nos bairros, que são divididos em 12 turmas de diversas idades”.
Beto de Souza, supervisor técnico do Campo Mourão Futsal e coordenador do evento.