O advogado Ismael Dezanoski é o novo prefeito de Janiópolis.
Ele foi empossado pela Câmara nesta terça-feira à noite, um dia depois da renúncia do prefeito eleito Heitor de Oliveira Costa.
"O momento não é de alegria, mas de agradecimento", frisou na abertura do discurso com a Câmara super lotada.
Ismael elogiou o ex-prefeito e disse que vai continuar com a austeridade administrativa implantada pelo Dr Heitor.
"O momento é de união. Precisamos nos unir. Vamos todos juntos administratar Janiópolis", destacou.
Teatro Municipal de Campo Mourão lotado nesta terça-feira à noite em comemoração ao Dia da Indústria (25 de maio). No palco, o técnico do Campo Mourão Basquete, Émerson de Souza, e o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. Eles entraraam em momentos diferentes e, numa espécie de talk-show, falaram de suas carreiras, desde a chegada a Campo Mourão. A promoção foi da UTFPR, Sebrae, Sindimetal e prefeitura, com apoio de Acicam, Conjove e Oxy Creative.
...câmaras de vereadores da região vão disputar no próximo sábado o tornio de futebol suíço da Acamdoze. Será a partir das 8h45, em Engenheiro Beltrão. Na abertura, os anfitriões encaram Corumbataí do Sul. Pela primeira vez o evento tem apoio da Uvepar. Campo Mourão não vai participar. Além dos vereadores não terem time, a Câmara se afastou da Acamdoze.
.
Quem vai participar
Araruna
Corumbataí do Sul
Engenheiro Beltrão
Farol
Fênix
Juranda
Goioerê
Luiziana
Mamborê
Quarto Centenário
Quinta do Sol
Terra Boa
.
O clic é da semana passada, durante a audiência pública em que a prefeitura prestou contas à Câmara dos primeiros quatro meses do ano. Quando o secretário Beto Pequito (Fazenda) começou a falar, o vice-prefeito e secretário Beto Voidelo (Ação Social) ainda colocava a leitura do jornal em dia.
A renúncia do prefeito de Janiópolis, Leopoldo Heitor de Oliveira Costa, tem uma coincidência histórica.
Ele renunciou em 29 de maio, mesmo dia da morte, em 1993, do prefeito Alfeu Teodoro de Oliveira, num acidente de carro.
O vice-prefeito da época, Avelino Bortolini, foi empossado em 30 de maio.
É o mesmo dia, 24 anos depois, da posse de Ismael Dezanoski, que era o vice-prefeito de Dr Heitor.
A posse será às 20h desta terça-feira, na Câmara de Vereadores.
A renúncia do prefeito Dr Heitor, de Janiópolis, foi mais "relâmpaga" que a do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961. O prefeito ficou cinco meses e o presidente sete. Ambas renúncias pegaram todo mundo de surpresa. Detalhe: Janiópolis ("cidade do Jânio") tem esse nome em homenagem ao ex-presidente.
Posse marcada - O vice-prefeito de Janiópolis, Ismael Dezanoski, será empossado como novo prefeito em sessão da Câmara às 20h desta terça-feira.
Reunião da Acicam - O procurador do Trabalho, Fábio Fernando Pássari, será um dos convidados da reunião mensal da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, que acontece nesta quarta-feira (18h30). Ele vai falar sobre o que muda com a lei das terceirizações.
Curso de acupuntura - A faculdade Unicampo abriu inscrições para o curso de Acupuntura Auricular Chinesa. A especialização atenderá técnicos e graduados na área da saúde e graduandos em cursos da área da saúde que já cursaram a disciplina de anatomia humana. Mais informações: www.faculdadeunicampo.edu.br.
Fórum de acessibilidade - O Crea vaii promover 30 fóruns de acessilidade no Estado. Em Campo Mourão será nesta quinta-feira (14h), na Câmara de Vereadores. O objetivo é a difusão das leis e normas que determinam a acessibilidade no País. além da definiçãode ações em conjunto entre todos os profissionais e órgãos da área.
Equipes de Campo Mourão e Fênix, que participam dos trabalhos de mapeamento dos Caminhos de Peabiru, foram a campo no fim de semana. Os profissionais da área de turismo percorreram a rota a partir do distrito Ourilândia (Barbosa Ferraz). passando pelo Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo (Fênix) e seguindo por Quinta do Sol, Engenheiro Beltrão e Peabiru. Os trabalhos de georreferenciamento são coordenados pela professora Ana Paula Colavite. O objetivo é definir o mapa da rota entre esses municípios.
O tour por pontos turísticos do Estado, feito no fim de semana, incluiu uma passagem por Morretes. É a terra do prato típico do litoral, o barreado, e da cachaça Porto Morretes, eleita ano passado como a melhor do Brasil. Superou as ex-invencíveis cachaças mineiras. O secretário de Estado Douglas Fabrício (Esporte e Turismo) e os apresentadores Aldery Ribeiro e Ricardo Borges (TV Carajás) não perderam o bom humor e provaram a pinguinha premiada. Foi só o golinho da amostra grátis, até porque o preço acaba com o bom humor: R$ 100 a garrafa.
Boa Esperança - A Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito Zé do Caixão sancionou a lei que autoriza reajustede 6,57% aos servidores do legislativo. O percentual é equivalente à variação do INPC em 2016 e será pago retroativo a janeiro deste ano.
Iretama - Definido o reajuste dos servidores municipais. Será de 6,30%. A lei que autoriza o aumentinho foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Wilson Bratac, com efeito retroativo a 1 de maio. O reajuste só não vale para os professores, que já tiveram reajuste.
Luiziana - Lei que aprovada pela Câmara proíbe o uso de agrotóxicos em áreas rurais que fiquem a menos de 100 metros de escolas, creches e postos de saúde. A metragem cai para 50 metros se o produtor implante uma "barreira verde" na divisa da propriedade.
O prefeito de Janiópolis, Dr Heitor, que renunciou o mandato nesta segunda-feira, tinha sido eleito com 88,6% dos votos.
Médico e querido pela população, ele foi candidato único.
Teve 4.034 votos entre os 4.550 eleitores que foram votar.
Houve 4,86% de votos em branco e 6,48% de votos nulos (veja quadro acima).
Ah, tantos querendo entrar e quem entrou quis sair...
"Peço-lhes desculpa por este gesto, que o faço ciente de que a gestão do nosso município estará em boas mãos".
Leopoldo Heitor Oliveira Cost (PSB), prefeito de Janiópolis, ao encerrar a carta enviada à Câmara comunicando a renúncia do mandato; nesta segunda-feira. Com a renúncia dele, assumirá a prefeitura o vice-prefeito Ismael Dezanoski (PSD).
Os deputados federais Rubens Bueno, de Campo Mourão, e Jean Wyllys (do Rio, ex-BBB) bateram boca nesta segunda-feira durante reunião do Parlamento do Mercosul, no Uruguai. Tudo na frente de parlamentares da Argentina, Paraguai e Uruguai.
O primeiro a bater boca com Wyllys foi Roberto Freire/SP. Quando o deputado carioca, no entanto, falou que tinha estudante preso e gravemente ferido durante manifestação, Bueno entrou no debate.
“Ei, ei, ei! Vai mentir aqui?!”, grita o mourãoense. “Não é verdade. Não é verdade!", completa. "É verdade sim e estão querendo esconder". rebate Wyllys. A discussão seguiu, obrigando o presidente Arlindo Chinaglia, também brasileiro, a cortar o microfone dos colegas. "Espera aí, Rubens", ele diz a certa altura, já que o deputado seguia falando.
.
Veja na íntegra
https://www.youtube.com/watch?v=CWuPz4NbhRA
O público lotou a Câmara de Quarto Centenário nesta segunda-feira à noite. Motivo? Protestar contra a votação em segundo turno do projeto que cria o 13º salário para o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores. Teve faixas, cartazes e tudo mais. Só não teve segunda votação ainda, não. Como se trata de emenda à Lei Orgânica, existe um prazo maior entre o primeiro e o segundo turno. Portanto, se preparem para a próxima votação...
Acredite: essa é a PR-239, entre Roncador e Nova Cantu. A chuvarada foi tanta no domingo que o rio que passa proximidades da fazenda São Luiz subiu e encobriu a pista. A rodovia ficou interditada por algumas horas.
Foto: www.centralr3.com.br
...Fênix! Segundo o Tribunal de Contas do Estado, a prefeitura encerrou o primeiro quadrimestre do ano passado gastando 55,14% das receitas correntes para pagamento da folha dos servidores. Ou seja, estava extrapolando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os dados são ainda de abril do ano passado, do ex-prefeito Edwaldo Chefinho, mas só foi publicados nesta segunda-feira, com pedidos de providências para o atual prefeito, Neno Molina.
O vereador Ivo Kuchla, de Roncador, teve o mandato cassado pelo TRE nesta segunda-feira.
O Tribunal Regional Eleitoral acatou recurso do Ministério Público e da suplente Maria Bodnar contra a diplomação dele.
Kuchla foi reeleilto ano passado, mas segundo o MP ele tinha condenação transitado em julgado e não podia ser empossado.
O vereador pode recorrer contra essa decisão.
O jornalista, fotógrafo e empresário Dilmércio Daleffe lançou nesta segunda-feira o livro "Humanos". A obra traz cerca de 200 fotos feitas por ele nos últimos 20 anos. Algumas são inéditas e outra já foram publicadas em jornais e revistas. Todas são em preto e branco e retratam pessoas, daí o título da obra.
A prefeitura de Campo Mourão conseguiu, enfim, as certidões para assinar os contratos de financiamento do Paraná Urbano.
A última foi a do Tribunal de Justiça, que saiu nesta segunda-feira.
Essa era aquela que dependia do pagamento de precatórios vencidos.
Antes tinha saído a certidão do Tribunal de Contas, onde a prefeitura teve de mostrar medidas para reduzir os gastos com a folha.
O prefeito Tauillo Tezelli assinou os contratos com a Paraná Fomento já no início da noite desta segunda-feira.