O ministro da Saúde, Ricardo Barros, recebeu advertência da Comissão de Ética da Presidência.
Motivo? Fez promessas em eventos de candidatos a prefeito no Paraná.
Também participou de campanha eleitoral em dias de agenda oficial.
Uma das promessas foi a de levar mais recursos para Peabiru.
A comissão concluiu que Barros fez “promessas indevidas” no exercício do cargo.
A advertência não impede que ele continue como ministro.
.
Foto: Reprodução Folha de S. Paulo
A Câmara de Campo Mourão aprovou nesta segunda-feira o pedido da prefeitura para financiar R$ 19 milhões.
O dinheiro será usado, basicamente, para recape de ruas e avendias.
Também estão previstos asfalto novo no jardim Aparecida, galerias e compra de oito veículos.
Os recursos são do Paraná Urbano e são aqueles autorizados pelo governador Beto Richa.
A aprovação da Câmara foi por unanimidade - 12 a 0.
Cursos da Unespar podem ser fechados em vários câmpus por causa de decisão do governo do Estado.
A informação está em “Nota da reitoria” divulgada nesta segunda-feira.
O texto saiu depois que o governo informou que das 8.942 horas solicitadas para contratação de professores, só 3.262 foram liberadas.
Segundo a nota, isso significa que 142 professores em regime especial terão seus contratos interrompidos.
O documento fala em “ataque à autonomia universitária” e “desmonte do ensino público e gratuito”.
A reitoria pede a revogação da medida.
Veja trechos da Nota da Reitoria
“Os maiores prejudicados serão os estudantes e em consequência a sociedade paranaense. A ação da SEFA representa mais um ataque à autonomia universitária e se configura como um desmonte do ensino público e gratuito.
“A Unespar repudia veementemente tal determinação que caracteriza uma violação ao PATRIMONIO DO POVO PARANAENSE que são suas universidades estaduais.
“A Reitoria da Unespar está solicitando a revogação da medida que poderá ocasionar o fechamento de cursos em todo o Estado”.
Olha aí mais cliques do Circuito Vou de Bike, que aconteceu neste domingo em Campo Mourao. O deputado Márcio Nunes entrou na aventura. Não sem antes, é claro, recebe instruções sobre a “magrela”...
Um princípio de incêncio no antigo hospital São Lucas, no centro de Goioerê, mobilizou o Corpo de Bombeiros local por volta das 12h desta segunda-feira. Vizinhos pereberam a fumaça e chamaram a guarnição. O prédio está fechado há vários anos e tem muitos equipamentos abandonados. O fogo teria começado em papeis. Não se sabe ainda a causa do incêndio, mas não se descarta a possibilidade de fogo provocado.
Foto: www.cidadeportal.com.br
O juiz Cezar Ferrari, da 1ª Vara Cível, deu cinco dias para que a Câmara explique essa história de troca nas comissões.
Ele quer ver a versão do legislativo antes de definir se concede ou não liminar pedida pelo vereador Luiz Alfredo.
O vereador alega que teve seu direito desrespeitado ao ser posto em comissão diferente da qual foi indicado por seu bloco parlamentar.
O juiz destacou que a liminar pode interferir nos trabalhos da Câmara, por isso optou por “colher mais elementos para decisão”.
.
Qual é a bronca?
O bloco do qual Luiz Alfredo faz parte o indicou para a Comissão de Finanças e Orçamento, mas ele acabou inserido na de Saúde e Educação. Com o Professor Cicero ocorreu o inverso. Os dois entaram com ação judicial contra a inversão. Outros dois vereadores - Edoel Rocha e Jadir Pepita - não ficaram nas comissões que queriam, mas não reclamaram da mudança.
Matagal - “O mato já passa de dois metros de altura na alameda José Gurgel (jardim Botanico I). Detalhe: terreno pertence à prefeitura (área institucional)”.
Transferência de padre - “Nosso padre Raimundo vai ser transferido. Teremos uma grande perda espiritual. Gostaria que isso fosse revisto pelo bispo e mandasse outro para trabalhar na nossa comunidade”.
Caminhada na natureza - Estava vendo no Boca Santa calendário das próximas Caminhadas na Natureza na região. Fica evidente a falta de comunicação entre os organizadores. Tivemos essa caminhada deste domingo, teremos a próxima em maio e depois ficarão alguns meses sem caminhadas, para retornarem em agosto. E no mês de setembro acontecerão três caminhadas, em três finais de semana consecutivos. Ccom um calendário desses fica difícil participar de todas. Acho que o deveriam organizar melhor o calendário. O ideal seria uma caminhada por mês. Vander Dissenha
Foto e textos enviados por internautas.
Internauta manda foto de carro da prefeitura sendo lavado no pátio da Ação Social. Ele estranhou o fato alegando que o correto seria a lavação ser feita no pátio da Secretaria de Obras e questionou se não e estaria havendo desvio de função. O secretário Beto Voidelo disse que a licitação tinha dado deserta e que sugeriu que um veículo fosse lavado no local. Segundo ele, nenhum servidor foi obrigado a fazer o trabalho.
Foto enviada por internauta. Envie a sua também.
E-mail: sidsauer@uol.com.br
Whats app: (44) 9 9969-7037
Facebook: www.facebook.com/BocasantaCM
Procurou e achou - Morador do jardim Araucária chamou a Polícia Militar, por volta das 14h de domingo, para dizer que roubaram a moto da garagem da casa dele. Às 15h30 o mesmo morador voltou a acionar a PM. Disse que saiu em busca da moto e a localizou no Lar Paraná.
Furtado duas vezes - Homem relatou à PM que seu carro Hyundai 2011 foi furtado na av. Ney Braga. Detalhe: o mesmo veículo tinha sido furtado há cerca de 40 dias, sendo recuperado em Araruna.
Até o ovo da Páscoa - Casa foi arrombada no Parque das Acácias. Ladrões reviraram a residência e levaram TV 42, perfumes e um ovo de chocolate.
Chamou a PM e foi preso - Homem de 40 anos acionou a Polícia Militar para dizer que seu celular e sua bicicleta tinham sido roubados. Só que ele tinha mandato de prisão expedido pela comarca de Iretama e acabou preso.
Tentou fugir e bateu - Polícia Militar foi atrás de Gol em atitude suspeita. O condutor, de 23 anos, não parou, mas na fuga acabou batendo na grade de proteção de uma loja no centro de Campo Mourão. Ele não se machucou, mas também não passou no teste do bafômetro.
Acontece no próximo sábado (9h), em Campo Mourão, a 2ª Caminhada Por um Mundo Azul.
O evento marca abertura da Semana Municipal da Conscientização do Autismo, instituída em lei desde 2015.
O percurso será entre a prefeitura e a Catedral e haverá brinquedos e atividades na chegada.
A associação Amigos do Autista pede que as pessoas se vistam de azul e casas e lojas também sejam decoradas de azul.
.
O que foi dito
“Vamos procurar todas as formas de levar à sociedade, de uma forma cada vez mais ampla, o que é o autismo. Temos bastantes casos em nossa cidade e o nível de conhecimento tem aumentado (...) e isto tem nos ajudado a enfrentar os desafios do dia a dia, que não são poucos”.
Nilson de Melo Júnior, presidente da AACM – Amigos do Autista de Campo Mourão.
“Não pode ser o que estava aí, porque está ruim, mas não pode ser tão radical como essa lei da terceirização, que acaba com muitos benefícios para os funcionários”.
Áter Cristófoli, empresário, representante da Fiep em Campo Mourão, sobre a lei da terceirização da empresas, que foi aprovada semana passada pela Câmara dos Deputados, em Brasília; em entrevista ao Jornal 100 (Musical FM), nesta segunda-feira.
Teve gente de todas as cidades no Circuito Vou de Bike, que aconteceu neste domingo, em Campo Mourão. Luciano Ferreira, de Mariluz, que o diga. Ele tem 65 anos e veio de Mariluz especialmente para o evento. Ferreira aderiu às pedaladas há cinco meses, depois que machucou o joelho e teve de deixar o futebol.
Já o casal Everton Paulicki e Ana Gleisa, também de Mariluz, participou junto com os filhos Geovani e Ana Clara. Para isso, Everton acoplou a sua bicicleta uma espécie de “carretinha-bike”, com dois bancos, e puxou as duas crianças por 30 km.
O presidente da Câmara, Edson Battilani, é a favor da volta de Campo Mourão à Acamdoze, mas ouvirá os demais colegas.
A nova diretoria da entidade definiu que a volta do legislativo mourãoense é prioridade.
Dos 25 municípios da região, oito estão desfiliados.
Battilani disse que, antes de tudo, quer ouvir o que a Acamdoze tem a dizer, inclusive sobre as parcelas atrasadas.
A Câmara de Campo Mourão parou de pagar a associação faz tempo – a mensalidade é de um salário mínimo.
...indicações e 17 requerimentos fazem parte do roteiro da sessão desta segunda-feira (19h) da Câmara de Vereadores de Campo Mourão. Também estão protocoladas quatro indicações legislativas e três projetos de lei enviados pela prefeitura, pedindo autorização para abertura de créditos adicionais no orçamento.