O advogado e ex-vice-prefeito Elmo Linhares recebeu nesta sexta-feira o título de Cidadão Honorário de Campo Mourão. A homenagem foi entregue durante sessão solene da Câmara. O vereador Edoel Rocha, autor do projeto, e o prefeito Tauillo Tezelli fizeram a entrega do título. O deputado federal Rubens Bueno, que venceu Elmo na disputa pela prefeitura, em 1992, também prestigiou o evento. O homenageado é gaúcho de Nonoaí e está em Campo Mourão desde 1972.
O Tribunal de Contas do Estado publicou nesta sexta-feira o alerta para a prefeitura de Campo MOurão por gasto com pessoal.
A publicação traz aquilo que a prefeitura já tinha divulgado, que encerrou 2016 extrapolando os limites da lei.
A boa notícia é que o prazo para adequações será maior.
Como o PIB nacional está baixo, a lei dá o dobro do prazo para a prefeitura reduzir o gasto aos índices legais.
Ou seja, a adminstração tem até abril de 2018 para ficar abaixo dos 54% e não mais até agosto deste ano.
.
Confira trecho do despacho
"(...) o prazo em questão resta duplicado, em decorrência do crescimento real baixo do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Isso significa que, a partir da extrapolação, a entidade dispõe de dois quadrimestres para reduzir 1/3 do excesso e outros dois quadrimestres para retornar a despesa total com pessoal para um patamar abaixo de 54% da Receita Corrente Líquida".
Carretona bitrem passa pela av. Goioerê, centro de Campo Mourão. O flagra é desta sexta-feira, por volta do meio-dia, em frente a uma escola. Isso bem na hora da saída dos alunos, ou seja, de trânsito intenso no local.
Este espaço é seu. Envie sua foto.
E-mail: sidsauer@uol.com.br
Whats App: (44) 9 9969-7037
Facebook: www.facebook.com/BocasantaCM
A Diretoria de Trânsito anunciou nesta sexta-feira que vai ampliar a colocação de placas de sinalização que indicam a proibição de tráfego pesado na área central de Campo Mourão. A partir da sinalização, a Polícia Militar terá amparo legal para multar os motoristas infratores, conforme estabelece a lei municipal nº 2882/2012. Atualmente caminhões com cargas superiores a 10 toneladas trafegam pela área central, causando transtornos no trânsito, especialmente em horários de maior movimento.
.
O que foi dito
“Já existe a legislação que regulamentou os horários de carga e descarga, que apesar de bem sinalizado também há muitos casos de desrespeito. A partir da colocação das novas placas, não será permitido o tráfego de veículos pesados, independente do horário”.
André Casarin, diretor de Trânsito.
Carreta bitrem passa pela av. Guilherme de Paula Xavier, em trecho urbano proibido para caminhões. Foi nesta quinta-feira.
Foto enviada por internauta. Participe você também.
E-mail: sidsauer@uol.com.br
Whats App: (44) 9 9969-7037
Facebook: www.facebook.com/BocasantaCM
Os cliques são do torneio de futebol suiço da Acamdoze, realizado sábado passado em Engenheiro Beltrão. O secretário de Estado Douglas Fabrício (Esporte e Turismo) esteve por lá, não jogou, mas fez suas embaixadinhas. O prefeito Carlos Caxão (Corumbataí do Sul) prestigiou o evento, mas, como se vê na foto, jogou só baralho...
Uma manifestação contra a corrupção será realizada neste sábado a partir das 10h em Campo Mourão.
O movimento é entitulado "Luto pelo Brasil".
A concentração será na praça São José e incluirá uma passeata até o Fórum.
A recomendação é para que os participantes usem roupas pretas.
"Luto pela corrupção que contamina as instituições brasileira", frisa texto publicado em grupo no Facebook sobre o evento.
.
O que foi dito
"Não se deve enxergar isso somente no âmbito da política, mas como algo que se proliferou em nossa cultura, está no nosso dia a dia. A população é, muitas vezes, conivente com a corrupção, porque não depositam mais sua credibilidade na justiça. A nossa democracia representativa está abalada".
Trecho de texto publicado no Facebook sobre a manifestação deste sábado em Campo Mourão.
"Tem dia que a gente sente o cheiro da maconha dentro da cadeia".
Nagib Nassif Palma, delegado-chefe da 16.a SDP, sobre a entrada de drogas para o consumo dos presos; em entrevista após a polícia descobrir 4 kg de maconha que estavam sem sacola pronta para entrar no cadeia; na Tribuna do Interior, nesta sexta-feira.
O advogado Andrey Legnani é o novo presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Campo Mourão.
Ele encabeçou chapa única e foi eleito por aclamação nesta quinta-feira.
"Nosso maior desafio é trazer a sociedade para participar das reuniões", frisou, em entrevista à Musical FM.
"Sem a gente ter o contato com o povo, saber a necessidade de cada parte da cidade, não tem como planejar ações de segurança", completou.
Legnani entra no lugar do ex-delegado Benedito Lúcio de Souza, que voltou a ser vice-presidente na nova diretoria.
Entrega de título - A Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza sessão solene nesta sexta-feira (19h). Será para entrega do título de Cidadão Honorário ao advogado Elmo Linhares, que foi vice-prefeito do município no período de 1989 a 1992.
Jogos Escolares - Dois municípios da região abrem nesta sexta-feira a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná. Em Rancho Alegre do Oeste será às 19h, envolvendo o núcleo de Educação de Goioerê. Em Peabiru será às 19h30, referente ao núcleo de Campo Mourão.
Segurança do trabalho - O colégio estadual Marechal Rondon abriu inscrições para o curso gratuito de técnico em segurança do trabalho. O prazo para inscrição vai até o próximo dia 14. Mais informações pelo site www.cpmrondon.seed.pr.gov.br ou fone 3523-1515.
O Tribunal de Contas do Estado deixou para o Judiciário o caso das obras da Câmara de Campina da Lagoa.
Denúncia apresentada ao órgão, em 2009, apontava irregularidades e pagamentos além do cronograma executado.
Segundo a representação, só 35% da obra tinha sido executada, mas a empreiteira tinha recebido 70% do valor total.
Como o caso já virou ação apresentada pelo Ministério Público, o TC não viu necessidade de seguir analisando a denúncia.
A ação do MP pede que construtora e o presidente da Câmara da época devovam R$ 154,5 mil, mais correções.
.
Veja trecho do despacho do TC
"Isto porque a ação proposta esgota o objeto das irregularidades apontadas, e a decisão judicial a ser proferida exaure, praticamente, todo o objeto de eventuais medidas que poderiam vir a ser propostas por este Tribunal".
Mato toma conta de calçada na av. Guilherme de Paula Xavier, esquina com a rua São Josafat, perto do Colégio Estadual.
Foto enviada por internauta. Participe você também.
E-mail: sidsauer@uol.com.br
Whats App: (44) 9 9969-7037
Facebook: www.facebook.com/BocasantaCM
A Câmara de Mamborê rejeitou o projeto que diminuia o prazo para o prefeito responder aos requerimentos dos vereadores.
Placar da votação: 4 a 2.
A proposta tinha sido apresentada pelo vereador José Aparecido Januário.
O projeto de resolução previa 15 dias prazo para a resposta, metade do prazo da legislação em vigor.
Com a reprovação, o prefeito Ricardo Radomski segue tendo 30 dias para prestar os esclareimentos pedidos pela Câmara.