Pré-candidatos já podem fazer “vaquinha virtual” para arrecadação de financiamento coletivo para a campanha.
A liberação começou nesta quarta-feira, conforme prevê o calendário eleitoral.
A vaquinha deve ser feita através de empresas cadastradas pela Justiça Eleitoral.
Os pagamentos podem ser feitos por transação bancária, cartão de crédito ou Pix.
Os valores a serem doados estão limitados à 10% dos rendimentos brutos recebidos pelo doador no ano anterior da eleição.
.
O que foi dito
“Somente pessoas físicas podem doar e a emissão de recibo é obrigatória para todo tipo de doação”.
Gilmar Cardoso, advogado e consultor legislativo.
O secretário nacional de Atenção Especializada, Adriano Massuda, adiantou ao deputado federal Zeca Dirceu que será lançado, na semana que vem, o novo programa do Ministério da Saúde para reduzir filas de exames e de consultas no âmbito do SUS. É o “Mais Acesso a Especialistas” que, integrando serviços e procedimentos especializados, terá foco inicial na oncologia e no tratamento de doenças crônicas.
Adesão de prefeituras
O programa encontra-se no desenvolvimento da sua primeira etapa, ou seja, de adesão das prefeituras. Segundo Massuda, o Ministério da Saúde vai garantir os recursos para que as secretarias municipais de saúde possam ampliar a quantidade de consultas especializadas e exames de diagnóstico, inclusive, para aumentar a participação da rede complementar (setor privado).
Estacionamentos lotados
“Nessa tarde de garoa passei em duas farmácias do centro da cidade (Panvel e Droga Raia da esquina da rua Santos Dumont) com minha mãe idosa que precisava comprar remédios. As duas farmácias em questão possuem estacionamento para clientes. Mas os estacionamentos estavam cheios e tive que estacionar distante das farmácias.
“O detalhe é que as farmácias estavam vazias. Ou seja, as vagas para clientes estavam sendo ocupadas por motoristas que não eram clientes. Isso seria falta de educação ou o velho jeitinho brasileiro?”
O texto acima foi enviado por internauta e não representa, necessariamente, a opinião deste Site.
O projeto “Cinema na Praça” está chegando à região de Campo Mourão.
Começa neste sábado, em Quinta do Sol.
Depois segue para Fênix (dia 21), Luiziana (22), Janiópolis (23) e Rancho Alegre do Oeste (24).
O projeto exibe filmes em praça pública, de graça, incluindo a pipoca.
Em cartaz, dois filmes – “Lino – Uma aventura de 7 vidas” (19h) e “O Palhaço” (21h).
.
Quem realiza
O evento idealizado pelo governo do Paraná conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo, através do governo federal, e é realizado pela Casa do Verbo em 65 cidades do estado.
Saiba mais: https://cineparana.com.br/
Olha aí os irmãos Alisson e Anderson Lima, de Campo Mourão, com o cantor Zezé di Camargo. O encontro foi no Mato Grosso, onde acontece a gravação do 1º Roça Rústico, com Pedro Paulo & Alex, Wesley & Conrado, Júnior Marra e Nilson Neto e, claro, a participação do “irmão do Luciano”. A produtora de Alisson, a A2 Filmes/Agência Bolt, que é de Campo Mourão, foi contratada para a produção. Pra quem não sabe a produtora costuma trazer artistas à cidade para gravação de clipes.
O Tribunal de Contas do Estado manda duas boas notícias para o ex-prefeito de Quinta do Sol, João Cláudio Romero.
Primeira: As contas dele de 2020, último ano de seu mandato, não estão mais com parecer contrário.
Segunda: As duas multas dadas ao ex-prefeito foram canceladas.
Romero entrou com recursos e o TC passou trocou a reprovação das contas por ressalvas.
Pra resumir: o tribunal entendeu que as irregularidades não eram tão graves e trocou o “cartão vermelho” por um “amarelo” ...
Campo Mourão – O Ministério Público começa nesta quarta-feira a atender em novo horário. Será das 12h às 19h. A medida segue alinhamento com o Tribunal de Justiça (fórum).
Goioerê – A Câmara aprovou, por unanimidade, a prorrogação por mais 90 dias para a conclusão da CEI da Santa Casa. A alegação é que surgiram fatos novos que precisam ser apurados.
Ubiratã – A prefeitura anunciou mais duas atrações da Expobira, que será realizada de 6 a 9 de junho. São as duplas Gilberto & Gilmar e Gino & Geno. O evento será no centro da cidade.
A presidente afastada da Santa Casa de Campo Mourão, Mariceli Bronoski, entrou com mandado de segurança contra a intervenção decretada pela prefeitura.
Ela pede a nulidade do decreto e de atos praticados desde então.
Alega que há uma série de ilegalidades no decreto e em decisões tomadas pelo interventor.
Cita, por exemplo, a possibilidade de se terceirizar o objeto da intervenção.
O mandado foi protocolado nesta terça-feira.
.
O que estaria ilegal
A) Da inexistência do iminente risco trazido como causa determinante da intervenção.
B) Da impossibilidade da “condução de novos membros à mesa diretora e conselho fiscal” e “alterações no estatuto e/ou regimento interno”.
C) Da autorização para que o interventor pratique “todas as atribuições de direção da instituição, nos termos estatutários eou regimentais”.
D) Do afastamento de toda a direção do hospital e da proibição de acesso destes nas dependências do hospital.
E) Do valor da remuneração fixada ao Interventor e a determinação de que o mesmo deve ser suportado pelos cofres do nosocômio.
F) Da impossibilidade de terceirizar o objeto da intervenção.
Termina nesta quarta-feira a quarta edição do PInf of Science em Campo Mourão. É aquele evento que leva ciência de forma descontraída e divertida a bares da cidade. Começa às 19h30. No encerramento, um dos temas será “Cannabis medicinal – Do conceito ao preconceito”. A programação do dia está no quadro acima.